Subscribe:

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Smartphones com Android invadem o mercado

Um dos grandes temas da ficção científica sempre foi o medo de um dia as máquinas dominarem o planeta.
Narrada em filmes como Matrix e O Exterminador do Futuro, essa previsão começa a se tornar real. Mas não há motivo para pânico. Os invasores são apenas celulares e, acredite, contam com o apoio dos seres humanos. Os famosos robozinhos verdes, marca registrada do sistema operacional Android, desenvolvido pelo Google, conseguiram conquistar a Terra em três anos. Hoje, são vendidos mais smartphones com Android do que aparelhos da Apple, RIM ou de parceiros da Microsoft. Segundo o instituto de pesquisas Gartner, os aparelhos com o sistema representaram 52,5% das vendas mundiais no terceiro trimestre do ano passado.

Apesar do sucesso, o Google não está satisfeito. Estudos da empresa mostraram que essa vantagem numérica pode ser frágil. “As pessoas gostam do Android, precisam dele. Mas não o amam”, disse Matias Duarte, diretor sênior de experiência do usuário do Android, no anúncio do Galaxy Nexus, da Samsung, em outubro. O aparelho é o primeiro com Android 4.0, batizado de Ice Cream Sandwich, e deve chegar ao Brasil em fevereiro. A nova versão quer conquistar o coração dos consumidores.
Especialista em criar produtos que se tornam objeto de desejo, a Apple sabe como conectar emocionalmente a marca a seus compradores. Filas quilométricas formam-se nas suas lojas quando há lançamentos, e muitos donos de iPhone são apaixonados por seus aparelhos. Essa relação deve continuar intensa com o iPhone 4S, que conta com a amigável assistente digital Siri. O Google quer repetir essa fórmula, desenvolvida por Steve Jobs e, assim, também conquistar um exército de fãs.

box1 
 Para isso, a interface do Android foi redesenhada a partir de três princípios: deixá-la mais bonita, simplificar a vida de quem a utiliza e fazer com que essas pessoas se sintam mais inteligentes. Segundo Duarte, o Ice Cream Sandwich foi apenas o primeiro passo nessa direção. O design das versões anteriores do Android não era tão bem acabado quanto o do iOS, e o Google realmente conseguiu dar um salto nessa área.
Como o Galaxy Nexus ainda não foi testado pelo INFOlab e até 18 de novembro o Nexus S não havia sido atualizado, o único jeito de termos contato com o novo Android foi por meio do emulador presente no SDK, o kit usado no desenvolvimento de aplicativos. Embora a experiência seja limitada e faltem programas essenciais, como o Gmail, dá para perceber vários detalhes da renovação visual. A partir do Ice Cream Sandwich, smartphones e tablets vão rodar um Android idêntico. Foram incorporados alguns elementos do Android 3.0 (Honeycomb), como os widgets redimensionáveis, a barra de pesquisas transparente no alto da tela e a cor azul em títulos de menus e informações de status do Wi-Fi, bateria e rede celular.
Os textos agora são exibidos com um novo tipo de letra, a Roboto, que torna a leitura mais agradável. A antiga família de fontes do sistema, chamada Droid, foi criada em 2007 para uso em telas pequenas. Hoje, a maioria dos celulares topo de linha com Android tem mais de 4 polegadas, e há tablets com telas de 7 a 10 polegadas. Mas a legibilidade foi apenas um dos motivos para a aposentadoria da Droid. De acordo com o Google, a ideia foi adotar uma fonte mais moderna, que conseguisse provocar uma reação de empatia à primeira vista.
Fonte: Info

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O Melhor Jogo Do Mundo

Gostou do Nosso Blog??? Faça Pareceria!!!

Olho Geek Um blog de Tecnologia para você...