Não basta um produto ser excelente, é preciso
também que ele atenda as necessidades dos consumidores no mercado, o que
nem sempre acontece. Esse é o caso de alguns aparelhos lançados na CES
que, embora promissores, acabam não vingando por estarem muito à frente
do seu tempo.
O site
Mental Floss
preparou uma lista com alguns desses equipamentos que poderiam ter sido
um grande sucesso na época ou que posteriormente ganharam versões
melhores e mais eficazes, mas que por terem chegado ao mercado na hora
errada acabaram acumulando pós nas prateleiras.
Sony Data Discman (1991)
Há pouco mais de 20 anos, a Sony
teve a ideia de criar uma espécie de leitor digital. O dispositivo foi
batizado de Sony Data Discman e chegou apenas às lojas do Japão do US$
450. Com tela de 3,5 polegadas, o display que seria utilizado para
leitura de livros, visualização de imagens e, claro, ouvir CDs, acabou
se mostrando um fracasso. Anos depois, os leitores digitais se tornaram
uma verdadeira febre entre os consumidores.
AT&T VideoPhone 2500 (1993)
A ideia de poder conversar com alguém por telefone vendo a imagem de
quem está do outro lado da linha sempre pareceu bastante atrativa. Em
1993, a AT&T apostou nisso com o Video Phone. A iniciativa, que hoje
é comum nos smartphones modernos, não vingou e o produto — que custava
absurdos US$ 1,5 mil — acabou saindo do mercado antes da hora.
Sega Activator (1993)
Considerado um dos priores acessórios já feitos para video game, o Sega Activator pode ser considerado um embrião distante do
Kinect.
O aparelho nada mais era do que um octógono colocado no chão que
permitia ao jogador ter os seus movimentos capturados enquanto jogavam. O
acessório era adaptado ao Mega Drive, mas a resposta aos comandos era
péssima. Logo, não durou muito.
AT&T Edge 16 (1993)
Jogar online com seu amigo hoje é algo bastante comum, mas 1993 essa
possibilidade não só era remota como também não atraia muita gente.
Pensando nisso, a SEGA, em parceria com a AT&T, lançaram um
dispositivo chamado Edge 16, que permitia aos jogadores se conectarem
via telefone para jogar games em dupla no Mega Drive. Adivinhe o que
aconteceu? Ninguém deu bola para a ideia.
Commercial Brake (1994)
Em 1994 um produto foi anunciado como revolucionário em termos de
entretenimento. O Commercial Brake permitiria que o consumidor ao gravar
em fitas VHS a programação da TV pudesse automaticamente suprimir os
intervalos comerciais. A ideia ganhou muita publicidade e dois anos
depois o produto chegou ao mercado. Pena que no mesmo ano o DVD também
chegou às lojas e as fitas VHS aos poucos foram deixando de existir.
The Listen Up Player (1997)
Primeiro player de MP3 do mercado, o The Listen Up Player chegou aos
consumidores em uma época em que muito pouca gente tinha arquivos de
áudio em MP3. Por isso, embora interessante, o portátil vendeu apenas 25
unidades, saindo de linha rapidamente. Anos depois os MP3 Players se
tornariam quase indispensáveis, mas aí já era tarde demais para o The
Listen Up.
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